A tecnologia é uma constante e as pesquisas por novas soluções nos traz uma série de benefícios e possibilidades de inovação, modernização e revisão de processos ineficientes ou que trazem poucos resultados.
Todos já conhecemos as vantagens da internet, mas ainda estamos descobrindo como a IoT (Internet of Things - Internet das Coisas em português) pode facilitar nossa rotina. A mesma premissa é válida para a inteligência artificial, sabemos que ela existe, no entanto, ainda desconhecemos tudo o que ela pode fazer por nós.
Neste artigo, vamos explicar um pouco destes conceitos e mostrar como podemos utilizá-los para manter nossa gestão energética eficiente, sustentável e com uma substancial redução em seus custos. Boa leitura!
Internet of Things
O conceito de Internet das Coisas é simples. Todos os objetos físicos que possuem sensores, sistemas ou outros tipos de tecnologia e estão conectados à internet, fazem parte da IoT.
O objetivo da IoT é obter mais eficiência, praticidade além da possibilidade de coletar e compartilhar dados sem a necessidade da intervenção humana.
A Internet of Things também é conhecida como a 4ª onda da Revolução Industrial ou Indústria 4.0. Dados da gigante da tecnologia Oracle mostram que temos 10 bilhões de equipamentos conectados à internet no ano de 2020 e a expectativa é de que este número seja de 22 bilhões no ano de 2025.
Inteligência Artificial
Outra gigante da tecnologia, a IBM, define Inteligência Artificial da seguinte maneira:
“A inteligência artificial permite que computadores e máquinas imitem as capacidades de percepção, aprendizagem, resolução de problemas e tomada de decisão da mente humana.”
Isto significa que em conjunto com a IoT é possível elevar a gestão de qualquer empresa para um novo nível de sucesso, ajudando os gestores a compreender e antecipar riscos, de maneira rápida e automática. Isto gera uma grande capacidade de aumento da receita, segurança do trabalho e diminuição de perdas financeiras.
Gestão Energética com IA e IoT
Agora que você já conhece as características de cada uma das revoluções tecnológicas dos últimos anos, podemos mostrar como uma gestão energética pode se tornar mais eficiente com a combinação de ambas as tecnologias.
Através de sensores instalados em máquinas e equipamentos de uma empresa ou indústria, pode-se obter dados sobre seu desempenho e uso de energia elétrica. Remotamente é possível ainda controlar sua operação, podendo desligar os aparelhos de ar condicionado, por exemplo, sem a necessidade de estar no local para isso.
A Inteligência Artificial é capaz de aprender os detalhes de seu negócio e através do estabelecimento de um padrão, pode-se receber alertas de picos de uso de energia elétrica ou alteração no consumo.
É possível ainda prever em tempo real a demanda já utilizada de eletricidade, obter sugestões referentes a alteração de classes tarifárias, necessidade de compra adicional ou venda da demanda que não será utilizada. Tudo isto automaticamente, sem a necessidade da intervenção de colaboradores ou engenheiros eletrotécnicos.
Neuron: A solução de Gestão Energética do Futuro
Os conceitos apresentados podem parecer futurísticos demais. No entanto, a solução de gestão energética com IA e IoT já está disponível no mercado e se chama Neuron.
O Neuron é o último lançamento da Luminae e pode reduzir os custos com energia elétrica de qualquer empresa ou indústria em até 25%. O grande diferencial do Neuron é sua interface amigável e personalizável, ou seja, você não precisa ter uma equipe de eficiência energética em sua empresa para decidir qual caminho seguir ou percorrer para economizar em suas faturas.
Quer conhecer mais sobre o Neuron? Clique aqui e obtenha um diagnóstico gratuito sobre a eficiência energética de sua empresa. Se você desejar, também pode falar com um especialista da Luminae para entender mais sobre a solução.
Ficou com dúvidas ou tem comentários? Preencha o formulário abaixo.